CotidianoTodasMutirão para cadastramento no SUS será realizado amanhã

Redação Redação14 de fevereiro de 2020
https://i1.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2020/01/sus.jpg?fit=1200%2C675&ssl=1

Neste sábado (15), todos os postos de saúde do município funcionarão das 8 às 17 horas para efetuar o cadastramento da população no Sistema Único de Saúde (SUS). Os cidadãos devem comparecer munidos com o CPF, Comprovante de Residência, Cartão do SUS e número do NIS (para os beneficiários do Bolsa Família).

            A atualização do Cadastro no SUS é uma determinação do Ministério de Saúde para o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde. Ou seja, os municípios começarão a receber recursos de acordo com a quantidade de pessoas cadastradas no sistema.

            Esta medida impacta diretamente na vida da população, que se não estiver cadastrada, não poderá receber atendimentos pela rede pública de saúde, realizar exames ou até mesmo retirar medicamentos pelo SUS. Segundo a chefe do Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, toda a população deve realizar o cadastro.

“Esta atualização do cadastro garante que o munícipe seja atendido, realize exames, retire remédios pela rede pública de saúde, entre outros tipos de atendimento. Lembrando que esta é uma determinação do Ministério da Saúde e todos devem realizar o cadastramento para não serem prejudicados”, disse.

Simone acrescentou que além de efetuar o cadastramento, essa também será uma oportunidade para as pessoas pertencentes do público-alvo atualizarem a caderneta de vacina contra o Sarampo (pessoas com idades entre 5 e 19 anos) e a Febre Amarela (para crianças de 4 a 7 anos).

“Além do cadastramento da população no SUS, as equipes também verificarão as cadernetas de vacinação e atualizarão a imunização contra o Sarampo e Febre Amarela daquelas pessoas pertencentes do público-alvo, que estão com o esquema vacinal incompleto”, explicou.

Já o secretário municipal de Saúde, César Donadelli, convidou a população para efetuar o cadastramento no SUS. “Esta atualização do cadastro é importante para a que o município receba recursos financeiros suficientes para atender toda a demanda da população. Por isso, não deixem de efetuar o cadastro no mutirão, ou então, nos postos de saúde durante a semana”, convidou.





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]

Enable referrer and click cookie to search for activated