CotidianoTodasAcademia ao ar livre continua sem uso

Redação Redação7 de fevereiro de 2020
https://i2.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2019/01/academia2.jpg?fit=668%2C535&ssl=1

Por falta de acordo com a Prefeitura de Tupã, a academia adaptada para deficientes físicos continua sem uso, há cerca de seis anos, na Rua Liberdade, Vila Marajoara. A gestão anterior fez acordo com a Apedett (Associação das Pessoas com Deficiência da Estância Turística de Tupã) e disse que iria ajudar na construção de uma cobertura no local, para proteger os praticantes de atividade física da exposição aos raios solares e amenizar os problemas com o calor.

A associação iria fornecer os materiais e a prefeitura a mão de obra. Mesmo em dificuldade financeira, a entidade comprou alguns materiais, mas a prefeitura ainda não disponibilizou a mão de obra.

Apesar da academia ser adaptada, a prefeitura antes de inaugurar o espaço não atentou ao fato dos equipamentos serem pesados para aqueles que possuem deficiência física ou dificuldades motoras.
A entidade propôs a realização de aulas preparatórias de musculação para os deficientes físicos, no prédio da Amae 2 (Academia Municipal de Artes e Esportes). As atividades aconteceriam com instrução de um professor de educação física e, ao analisar o desenvolvimento dos alunos, as atividades seriam transferidas para a academia ao ar livre, gradativamente.

A academia ao ar livre possui vários equipamentos destinados aos deficientes, como as máquinas de tríceps, de bíceps, supino vertical, jogo de barras paralelas, giro de punho e bicicleta de mão, entre outros. Mesmo sem receber usuários, a praça recebe limpeza para não acumular mato.
Vale lembrar que pelo menos 3,4 mil pessoas em Tupã possuem algum tipo de dificuldade motora, segundo dados coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010.





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]

Enable referrer and click cookie to search for activated