DestaqueTodasGoverno lança campanha contra gravidez precoce.

Redação Redação4 de fevereiro de 2020
https://i2.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2020/02/campanha.jpg?fit=950%2C634&ssl=1

A campanha anunciada pela ministra Damares Alves (Mulher, Saúde e Direitos Humanos), junto ao Ministério da Saúde, traz a abstinência sexual como uma das formas de evitar a gravidez. Com o mote ‘Tudo tem seu tempo: adolescência primeiro, gravidez depois’, as peças publicitárias sobre o tema só devem ser veiculadas em TV aberta, outdoors e internet durante o mês de fevereiro – em razão da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que começou no último sábado, 1º. O investimento para a campanha foi de R$ 3,5 milhões.

Dados do Ministério da Saúde mostram a queda do número de gravidez na adolescência nos últimos 20 anos. De 2000 a 2018, caiu em 40% a gestação de adolescentes de 15 a 19 anos. Mas no caso de menores de 15 anos a redução foi menor, 27%.

A Ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirma que a proposta de abstinência é um método complementar para evitar a gravidez.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os programas de redução da gravidez na adolescência com foco na abstinência sexual vêm tendo falhas em seus resultados. A avaliação é que as políticas não devem levar em consideração apenas o início precoce da vida sexual, mas também a dificuldade de acesso aos serviços de saúde e aos métodos contraceptivos.

Na semana passada, Defensores Públicos da União e do estado de São Paulo enviaram uma recomendação ao Ministério dos Direitos Humanos para que não veiculassem a campanha pregando abstinência sexual como prevenção da gravidez em adolescentes,  já que ela não teria suporte científico, trazendo riscos de desinformação aos jovens.

 





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]

Enable referrer and click cookie to search for activated