DestaquePolíciaTodasPolícia Militar de Tupã realiza treinamento tático e operacional para situações de alto risco.

Redação Redação31 de janeiro de 2020
https://i1.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2020/01/treinamento51.jpg?fit=1200%2C675&ssl=1

A Segunda Companhia de Policia Militar de Tupã realizou nesta quinta feira dia 30 de janeiro de 2020, mais um treinamento tático, visando o aperfeiçoamento operacional, e minimizar os riscos para os policiais e para os cidadãos em situações de alto risco. Participaram da instrução, o Comandante da 2ª Cia PM, 1º Ten PM Butarelli, o SubComandante da 2ª Cia, 1º Ten Lisboa, policiais do Rádio Patrulhamento de Tupã, Arco-Íris, Quatá, Iacri, Bastos, e Canil, além do 1º Sgt PM Moreira da Cia de Força Tática de Marilia.  O treinamento ministrado pelo 1º Sargento PM Tenório, que deu prosseguimento as técnicas de conduta de patrulha em local de alto risco já ministradas em treinamentos anteriores na 2ª Cia PM.  

O Treinamento teve como foco principal a progressão sob fogo em situações e locais considerado de alto risco, utilizando as técnicas de Conduta de Patrulha, que permitem ao operacional o deslocamento com maior segurança, diminuindo o risco para o operacional.

As técnicas de conduta de patrulha proporciona ao policial a chance de desenvolver não só a habilidade técnica, como também a capacidade de julgamento em condições de tensão. Segundo o Sargento, “O aproveitamento de um treinamento prático, com simulações de situações reais, supera enormemente o aprendizado teórico. Portanto, para unir o conteúdo à realidade, o treinamento deve incorporar o que vários policiais aprenderam da maneira mais difícil; deve, também, ser constantemente revisto, atualizado e adaptado às situações que têm ocorrido nas ruas.”

O 1º Sgt PM Tenório ainda enfatizou que o 9º Batalhão de Policia Militar do Interior em Marília realiza treinamentos periódicos, e que estas instruções na Área da 2ª Cia é apenas um complemento, e tem com objetivo evitar que o policial caia na rotina. “A rotina é a maior inimiga do policial e deve ser combatida diuturnamente”.

Os treinamentos são realizados de acordo com os Procedimentos Operacionais Padrão da Policia Militar, com o objetivo de potencializar e atualizar competências profissionais, elevando o nível de condicionamento tático e técnico dos policiais envolvidos diretamente nos processos de tomada de decisão em um cenário de operações, com uso de realidade aumentada que simulam as situações adversas do cotidiano policial, além de capacitar profissionalmente os envolvidos, valorizando os recursos humanos e alcançando o sucesso no serviço operacional refletindo diretamente no serviço prestado à comunidade.

Foi incorporada no treinamento a Aeronave Remotamente Pilotada (Drone) recentemente adquirida pelo 9º BPM/I, que têm como operadores na nossa região, o 1º Ten PM Butarelli, o 1º Sgt PM Tenório, ambos da 2ª Cia PM, e o Cb PM Sergio que pertence a 3ª Cia PM do 9º BPMI. Essa ferramenta já esta sendo utilizada na Área do 9º BPMI desde o início do mês, atuando para obter informações de alguma área de interesse para fins de planejamento operacional, policiamento em eventos, apoio a operações em área de risco, apoio a bloqueios, bem como outras operações que visam coibir ações delituosas, dando suporte aéreo as equipes que atuam em terra.

Fotos: Diego Pereira – Mais Tupã!





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]

Enable referrer and click cookie to search for activated
error: Content is protected !!