CotidianoTodasBiblioteca de Tupã tem cerca de 400 títulos em braille

Redação Redação31 de janeiro de 2020
https://i2.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2020/01/braille.jpg?fit=1200%2C675&ssl=1

A leitura está além dos olhos. Por isso, os deficientes visuais de Tupã e região podem contar com o acervo da Biblioteca Municipal “Professor Tobias Rodrigues”, que possui 451 títulos em braille. Os interessados podem ler no local ou realizar empréstimos mediante cadastro. A biblioteca se situa na Avenida Tamoios, 1.685, e atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
Atualmente, o acervo em braille conta com 240 exemplares, que são facilmente encontrados no saguão da biblioteca. Além destes, ainda há 211 obras em e-books/audiolivros, que podem ser encontradas em CDs expostos no final da sala de estudos.
De acordo com a prefeitura, as obras do acervo destinado a pessoas com deficiência visual seguem as mesmas regras de empréstimos dos demais exemplares, sendo necessário o cadastro.

Vale lembrar que, para se tornar um usuário cadastrado da biblioteca e realizar o empréstimo das obras, basta comparecer ao local munido de documento com foto e comprovante de residência. Para cadastro de menores de 16 anos é exigida a presença do responsável legal. A partir deste cadastro, o usuário receberá uma carteirinha, que permitirá a realização de empréstimos.
Cada usuário cadastrado pode levar até três itens (entre livros, audiolivros ou DVDs) em empréstimos que podem durar até sete dias (DVDs podem ser emprestados por até três dias); e pode ser renovado se estiver dentro do prazo e se o material não estiver reservado para outra pessoa. Cabe ressaltar que os empréstimos devem ser feitos com a apresentação da carteirinha.
A biblioteca conta com acervo de livros infantis, estante com os títulos recomendados e destaques, além dos principais jornais locais e nacionais e revistas. Além do saguão, há também uma sala de leitura no interior da biblioteca.

As instalações ainda oferecem outros recursos para pesquisas, como internet via wifi para os usuários realizarem buscas e estudos, e o Acessa Livre, onde há computadores em que os usuários podem usar por até 1 hora, podendo se estender por mais tempo caso não haja fila de espera.

Recursos
Atualmente, a biblioteca conta com mais de 10 mil usuários cadastrados e um acervo com 32.733 obras, sendo estas: 822 DVDs, 240 livros em braille, 211 e-books/audiolivros e 31.460 livros. Além de acesso a revistas, jornais e os principais periódicos locais e nacionais.
A consulta aos itens presentes no acervo pode ser feita via web pela URL:  http:/sistemas.tupa.sp.gov.br:8076/bibliotecaweb/  ou no botão  Biblioteca  localizado no site da Prefeitura Municipal,  www.tupa.sp.gov.br.





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]

Enable referrer and click cookie to search for activated
error: Content is protected !!