EducaçãoTodasEscola “Joaquim Abarca” funcionará em período integral este ano

Jornal Diário Tupã Jornal Diário Tupã8 de janeiro de 2020
https://i0.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2020/01/abarca.jpg?fit=1200%2C675&ssl=1

A partir do dia 3 de fevereiro, a escola estadual  “Joaquim Abarca” passará a funcionar em tempo integral, em atendimento ao novo modelo de ensino proposto pelo governo do Estado de São Paulo.

A carga horária da escola, na nova modalidade de ensino, deverá ser de até nove horas e meia, que serão organizadas com a equipe escolar para melhor atender os alunos.

Segundo informações da Diretoria de Ensino, o Plano Estadual de Educação 2016-2026 prevê a garantia da educação integral em todos os níveis e modalidades de ensino em, no mínimo, 50% das escolas públicas, para atender, pelo menos, 25% dos alunos na educação básica.

O Programa Ensino Integral busca  proporcionar maior tempo de permanência dos alunos na escola; maior tempo de permanência dos professores na escola, com dedicação exclusiva de 40 horas; nenhuma aula sem professor; professores com mais tempo para estudar, preparar as aulas, trabalho pedagógico coletivo, entre outros; equipe gestora com mais tempo para a gestão; práticas pedagógicas da Educação Integral mais desenvolvidas, com projeto de vida, eletivas, acolhimento, orientação de estudos, tutoria, clubes juvenis; melhora nas condições de trabalho docente; amplia vínculos entre professores e alunos; aumenta o pertencimento à escola; melhora o clima escolar; e melhora a aprendizagem cognitiva e socioemocional.

Atualmente, 417 escolas da rede estadual já funcionam nesta modalidade. A expectativa do governo é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até o ano de 2023.
As 247 escolas esta-duais que manifestaram interesse em aderir ao programa a partir de 2020 obedecem a critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e avaliação do grau de vulnerabilidade socioeconômica das comunidades atendidas pelas escolas.

Recesso

A Secretaria Estadual de Educação informou os períodos de recesso escolar para este ano, que acontecerão entre os dias 20 a 24 de abril (fim do primeiro bimestre); período das férias (fim do segundo bimestre), entre 10 e 26 de julho; período segundo recesso (fim do terceiro bimestre), entre 13 e 16 de outubro; e encerramento do ano letivo, a partir de 23 de dezembro.

 

[Correção] foi divulgado anteriormente, que a Escola Irene Resina também passaria a funcionar em período integral, porém, foi confirmado pela Diretoria de Ensino que a Secretaria Estadual de Educação não liberou a escola para funcionar em período integral [matéria atualizada às 9:35]





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]

error: Content is protected !!