SaúdeTodasPrefeitura ampliará combate à dengue com o uso de biolarvicida. Testes com o produto serão feitos a partir desta segunda-feira

Redação Redação5 de dezembro de 2019
https://i0.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2019/03/dengue3.jpg?fit=1200%2C675&ssl=1

A Prefeitura de Tupã, que em sete meses controlou a histórica epidemia de dengue do município, investe cada vez mais em novas tecnologias para ampliar o combate à doença. A novidade da vez é o uso de larvicida biológico para controle do vetor transmissor Aedes aegypti.

O município sai na frente com as ações de combate à dengue e será a primeira cidade da Alta Paulista a aplicar o biolarvicida cepas do Bacillus thuringiensis israelensis (Bti), produzido pela empresa japonesa Sumitomo Chemical do Brasil Representações Ltda. O representante da instituição no Brasil, Frederico Borges, destaca que o larvicida atinge somente as larvas do Aedes e não é tóxico para pessoas, animais e plantas.

“Este larvicida biológico se destaca pela eficiência e segurança na aplicação, além de ser altamente seguro ao homem e meio ambiente. O produto também possui grande eficácia na mortalidade de larvas de mosquitos, aprovado para uso em água potável e recomendado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue e também pela Organização Mundial da Saúde”, disse.

O chefe do setor de Combate às Endemias, Marco Antônio de Barros – “Marquinho da Dengue”, ressaltou que o objeto é ampliar o controle dos criadouros do mosquito da dengue através do uso de um produto não nocivo à saúde pública.

“Assim que o prefeito Caio Aoqui assumiu a Administração, buscamos alternativas para realizar um trabalho sustentável, sem prejuízos ao meio ambiente e funcionários, que podem sofrer danos ao contato excessivo com produtos químicos. Como a epidemia já foi controlada, nossa prioridade é combater os focos e criadouros do mosquito. Com este larvicida biológico vamos aumentar a eficiência destes serviços”, explicou.

Ele destaca que a cidade de Indaiatuba já testou o produto e o resultado foi extremamente positivo. Marquinho da Dengue enfatiza que esta será uma ação para complementar o combate ao Aedes aegypti, porém a população precisa manter os cuidados com a limpeza e eliminação de criadouros em seus imóveis.

“No teste realizado na cidade de Indaiatuba, em 6 horas, o produto atingiu 95% das larvas que foram analisadas no laboratório. Este resultado nos trouxe perspectivas de um grande avanço no combate da dengue em Tupã, pois o larvicida atinge em grande escala, facilita o serviço e alcança criadouros de difícil acesso, como casas fechadas e imóveis abandonados”, evidencia.

Já o prefeito Caio Aoqui enfatizou a importância de buscar alternativas sustentáveis para o combate às endemias. “Medidas sustentáveis contribuem para uma melhor qualidade de vida da população em geral, pois o cuidado com o meio ambiente é fundamental para a manutenção da saúde pública. Com este larvicida biológico, os trabalhos serão ainda mais eficazes, colaborando para que o município não sofra uma nova epidemia de dengue”, disse.

Treinamento

Na manhã desta terça-feira (3), 15 agentes de Combate às Endemias participaram de um treinamento para conhecer as formas de utilização do larvicida biológico. Durante a capacitação, os profissionais aprenderam a misturar o produto com a água e pulverizar.

De acordo com Marquinho da Dengue, o setor já está planejando as ações para a utilização do larvicida no município. “A partir de segunda-feira (9) vamos iniciar o teste do produto nas regiões do Jardim João Paulo e Jamil Dualibi, para verificar a eficiência do larvicida. Feito isso, colocaremos ele em uso nas demais localidades. Vale lembrar que não há riscos para a saúde, então a população destas regiões não precisam se preocupar”, concluiu.





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]

Enable referrer and click cookie to search for activated
error: Content is protected !!