CotidianoTodasInfestação de Aedes volta a subir e Marília entra em novo alerta.

Marilia Noticias Marilia Noticias5 de novembro de 2019
https://i1.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2019/11/dengue-marilia.jpg?fit=1200%2C675&ssl=1

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) feito em Marília durante outubro mostra que a cidade voltou para “situação de alerta” sobre a possibilidade de novo surto de dengue.

No mês de agosto em 0,5% dos imóveis visitados foram encontradas larvas do mosquito que também transmite chikungunya e zika. Trata-se do chamado índice predial, que desta vez subiu para 1,5%.

O Ministério da Saúde considera que índices inferiores a 1% indicam “condições satisfatórias” e de 1% a 3,9% considera “situação de alerta”. Quando acima de 3,9%, a infestação representa “risco de surto de dengue”.

Este ano, até o dia 26 de outubro, foram confirmados 2.945 casos confirmados de dengue na cidade.

Ainda que o índice tenha piorado em relação a agosto, a situação local ainda é melhor do que a encontrada no começo do ano.

Em fevereiro o mesmo índice também apontou “situação de alerta” para a presença de larvas nos imóveis verificados, mas com 2,6% positivos. Em maio o índice estava em 2,8%.

 

Chuva

Quando começa o período de chuvas a quantidade de pontos de água parada tende a aumentar e com isso a proliferação das larvas do Aedes.

Em outubro, no entanto, houve menos chuva do que o normal no município, segundo a Somar Meteorologia, que trabalha com diversos serviços de Defesa Civil.

A média climatológica para o mês é de 101,6 milímetros, mas as precipitações só chegaram a 85 milímetros. Se tivesse chovido mais a situação poderia ser ainda pior.

Na versão de outubro do ano passado o Liraa apontou um índice predial em Marília de 4%. A situação então era de “risco de surto de dengue”.

Naquele mês de 2018, segundo a Somar, Marília computou chuvas 200% acima da média, com um acumulado de 304,6 milímetros.





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]

error: Content is protected !!