InternacionalTodasSonda Indiana deve pousar em solo lunar às 17:25 desta sexta-feira.

G1 G16 de setembro de 2019
https://i1.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2019/09/india.jpg?fit=1200%2C675&ssl=1

O seleto clube de nações que já conseguiram pousar na Lua está prestes a ganhar mais um integrante. No final da tarde de hoje a Índia deve pousar seu módulo de exploração lunar, após mais de uma década de preparação.

A sonda Chandrayaan-2 foi lançada da base espacial indiana em julho deste ano e deste então tem alterado sua órbita, fazendo com que ela fique cada vez mais próxima da Lua. Mês passado, sua trajetória estava tão alongada que finalmente adentrou a região no espaço onde a força gravitacional lunar supera a gravidade da Terra e desde então a sonda está presa gravitacionalmente à Lua. A partir daí o movimento é o inverso, encolher as órbitas sucessivamente até que ocorra o pouso controlado.

Para você ter uma ideia do risco, basta lembrar que recentemente uma iniciativa israelense falhou justamente no processo de pouso. A sonda Beresheet teve uma falha no acionamento de seus foguetes quando ela ainda estava a 14 km de distância. Eles permaneceram desligados até que a sonda chegasse a 150 metros de distância da superfície. Nessa altitude os motores voltaram a funcionar, mas já era tarde demais, a Beresheet estava a 500 km/h e seus foguetes jamais conseguiriam freá-la para o pouso.

A missão da Chandrayaan-2 vem na esteira da sua antecessora que teve como missão mapear a Lua à busca de depósitos de gelo, especialmente de gelo de água. Com os mapas da Chandrayaan-1 em mãos, a segunda missão foi planejada para ir um pouco mais além. A Chandrayaan-2 é composta por três módulos, o orbitador (a Chandrayaan em si), um módulo de pouso chamado Vikran, em homenagem a um dos idealizadores do programa espacial indiano e um pequeno jipe chamado Pragyan (sabedoria em sânscrito).





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]

error: Content is protected !!