PolíticaTodasCrimes virtuais: Tupãense tem que pagar indenização a vereador por ofensas infundadas, e se retratar publicamente após conciliação judicial.

Redação Redação14 de junho de 2019
https://i1.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2019/06/tiago-matias.jpg?fit=1200%2C675&ssl=1

Publicar ofensas em redes sociais não se confunde com o direito à liberdade de expressão. A falsa sensação de anonimato tem levedo centenas de internautas publicarem conteúdos ofensivos, degradante e impróprios. As ofensas, as vezes, dirigidas a pessoas famosas, ou a desafetos da vida privada.

Não longe deste cenário os políticos tem sido alvos constantes da insatisfação da população. Cobrar as ações dos políticos é um direito de todos os cidadãos, mas essa cobrança não pode ser confundida com ataques a honra e a moral.

Na cidade de Tupã o Vereador Tiago Matias foi alvo de ataques a sua imagem por parte de um funcionário público municipal, que afirmou que o edil teria uma conduta incompatível com o cargo e com os bons costumes.

O Vereador conhecido por seus discursos enérgicos na Tribuna da Câmara Municipal, manteve a serenidade e por meio de seu advogado, Dr. Victor Anulave, acionou a Justiça para esclarecer os fatos. Na manhã desta quinta-feira, em uma audiência de conciliação, as partes, agressor e agredido, chegaram a um acordo.

Neste acordo o agressor se comprometeu a pagar uma indenização ao Vereador, por te-lo ofendido sem que houvesse nenhum fato que desabonasse o edil. Além da indenização o “agressor” acordou em fazer um vídeo com pedido de desculpas ao vereador.

O Advogado do Vereador Tiago Matias, Dr. Victo Anuvale destacou a colaboração do Dr. Ricardo Amado Ribas Shell na produção da peça processual e destacou “a internet não é terra sem lei e o Poder Judiciário vem combatendo a insistência de alguns em ofender e denigrir pelo meio digital. As redes sociais são um importante canal de comunicação e interação e devem ser usadas com cuidado. A emissão de opiniões e criticas a agentes públicos é licita e protegida por lei, todavia, as manifestações pelas redes sociais não podem ofender, denigrir, atingindo a honra e a moral do criticado. Diante disso, e ciente de que podemos ser responsabilizados pelos nossos atos, devemos ter cautela no que escrevemos nas redes sociais, sempre nos pautando em princípios democráticos e republicanos.”

O Vereador Tiago Matias, por sua vez se demonstrou satisfeito com o desfecho e espera que as pessoas tenham mais consciência ao fazer críticas na internet. “Quando fui ofendido não respondi. Procurei meus direitos. Tenho família, filho e acima de tudo trabalho pelo bem da população. Todos aqueles que vêm tentando manchar minha honra estão vendo que não está dando certo. Venho colhendo vitórias que me deixam mais forte para seguir em frente lutando pelo melhor para Tupã. Foi nobre a atitude do Senhor que me ofendeu, pois, ele reconheceu e pediu desculpas, até porque ele não possui nenhum fato desabonador contra minha pessoa, sendo a opinião emitida totalmente descabida. Sigo firme trabalhando por toda a população de Tupã, até porque o momento é de união e trabalho” destacou o edil.

Matias ainda complementou a importância da população usar, de forma construtivas as redes sociais para interagir com os políticos, “Sou a favor da democracia e aceito críticas no campo político, o que faz minha atuação legislativa cada vez melhor, mas jamais aceitarei ofensas contra minha honra, procurando a Justiça quando necessário.





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]

error: Content is protected !!