CotidianoTodasImprudência: Em Tupã, mais de um motorista por dia tem CNH suspensa

Redação Redação13 de junho de 2019
https://i1.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2016/02/CARRO.jpg?fit=668%2C535&ssl=1

Principalmente a imprudência de alguns motoristas faz com que em média 1,25 motoristas tenham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por dia no município de Tupã. 
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) São Paulo, no período de janeiro a abril exatamente 150 motoristas perderam o direito de dirigir. O mês com maior número de suspensões foi janeiro, com quase duas por dia, totalizando 57. Já em fevereiro o número caiu drasticamente, com apenas 21 suspensões. O número voltou a subir de novo em março, para 40. Finalmente, em abril foram 32 suspensões.
“Vale lembrar que o condutor tem a CNH suspensa por dois motivos: quando soma ou excede 20 pontos dentro de 12 meses; ou comete uma única infração gravíssima cuja penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é a suspensão, como nos casos de embriaguez ao volante, excesso de velocidade acima de 50% do limite máximo, pilotar moto sem capacete, praticar racha, entre outras situações”, disse o órgão, em nota.

 

Retomada do direito
Depois de cumprir a suspensão, de acordo com o Detran o condutor terá a CNH de volta e poderá voltar a dirigir ao apresentar o certificado de conclusão do curso de reciclagem. “Ao entregar a CNH para cumprir o período de suspensão que for estipulado, o Detran.SP emitirá um encaminhamento para que o condutor faça um curso de reciclagem de 30 horas. A grade curricular abrange legislação de trânsito (12 horas), direção defensiva (8 horas), noções de primeiros socorros no trânsito (4 horas) e relacionamento interpessoal (6 horas)”, esclareceu o órgão estadual.
O curso é oferecido pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), conhecidos como autoescolas. Ao final do curso, o motorista deve fazer uma prova de 30 questões. Para ser aprovado e receber o certificado, é preciso acertar mais de 70% (pelo menos 21 questões). Uma vez cumpridos o período de suspensão e o curso, o motorista voltará a ter direito de dirigir.





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]