CotidianoTodasInstituições se unem em defesa da educação pública. Ato será realizado nesta quarta-feira na Praça da Bandeira às 14 horas

Redação Redação14 de maio de 2019
https://i2.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2019/05/ato.jpg?fit=1200%2C675&ssl=1

Nesta quarta-feira(15), a partir das 14 horas, docentes, servidores e alunos do Instituto Federal de Tupã (IFSP), da Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE) da UNESP, e de escolas municipais e estaduais se unem para o ato em “Defesa da educação pública gratuita e de qualidade”.

 O ato denominado “Educação Pública em Tupã: venha nos conhecer” ocorrerá na Praça da Bandeira em Tupã e tem como objetivo divulgar junto à comunidade de Tupã e região o que tem sido desenvolvido por essas instituições em termos de pesquisa e extensão.  Os integrantes dessas instituições acham de extrema importância que a comunidade possa conhecer o que vem sendo desenvolvido por elas.

Para a data estão programadas exposições e apresentações de projetos de extensão, como é o caso da Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI), o Cursinho Pré-Vestibular do IF e da UNESP, dentre muito outros. Também serão expostos, na Praça, resultados de pesquisa e inovações tecnológicas produzidas pelas instituições, muitas das quais têm impacto direto na vida das pessoas. 

Os organizadores do evento deixam claro que o ato se relaciona a conscientização sobre a importância da educação pública e os impactos que esta tem sobre a comunidade onde atua. “A divulgação científica é um tema urgente para as instituições de ensino, pesquisa e extensão. A comunidade precisa saber o que temos feito e os benefícios que nossas atividades têm sobre a sua rotina. Também é importante destacar que uma instituição além do desenvolvimento tecnológico e qualificação de mão de obra que traz para a região, também é importante para movimentar a economia local. São alunos e servidores que vêm de diversas regiões do país para estudar aqui. Isso movimenta o mercado imobiliário, o comércio, a arrecadação municipal enfim, os benefícios são muitos, destaca a Profa. Dra. Cristiane Hengler Corrêa Bernardo, da FCE.   

“A importância das atividades desenvolvidas pela educação pública em Tupã deve ser sempre ressaltada. No cenário atual, infelizmente, há um corte que atinge duramente as instituições públicas, especialmente as federais. Entendemos a importância que a educação gratuita tem para a vida das pessoas em Tupã, as oportunidades que ela é capaz de proporcionar e os retornos reais que traz para a sociedade. Por esse motivo, queremos mais investimentos para educação e não cortes orçamentários, pois educação é investimento e condição para o desenvolvimento do país”, destacou o Prof. Dr. Fernando Mendonça Heck, do Instituto Federal.

Para o aluno de graduação da UNESP e representante do Centro Acadêmico Nove de Novembro (CANN), João Victor Gonçalves, “o movimento em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade é de grande importância para nossa comunidade, a educação gera desenvolvimento e por isso devemos tratá-la com atenção e respeito, assim convidamos toda a população para conhecer o trabalho realizado pela educação pública de Tupã e se engajar com a gente nessa causa”.

Nesse contexto, o evento “Educação Pública em Tupã: venha nos conhecer”, objetiva aproximar as instituições públicas de educação do município da população. Será uma ótima oportunidade para que a população conheça o que está sendo desenvolvido nessas instituições.





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Loading...
Loading...

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]