CotidianoTodasEleições 2020: menos da metade dos eleitores tupãenses realizou a biometria

Redação Redação1 de abril de 2019
https://i1.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2019/03/biometria.jpg?fit=1200%2C675&ssl=1

Até a tarde de ontem, 40,75% dos eleitores tupãenses haviam realizado a biometria no Cartório da 143ª Zona Eleitoral.
Segundo dados do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), dos 50.723 eleitores tupãenses, 20.672 realizaram o cadastramento biométrico para participarem das próximas eleições municipais, que ocorrerão no ano que vem.
O primeiro turno das eleições municipais, para escolha de prefeitos, vices e vereadores, ocorre no dia 2 de outubro de 2020 e, o segundo turno, no dia 30 de outubro, onde isso for necessário.
A Justiça Eleitoral orienta aos eleitores que regularizem a situação eleitoral o quanto antes, para que não haja imprevistos nas próximas eleições.
O prazo para a realização da biometria termina no próximo dia 19 de dezembro. Para atender aos eleitores, o Cartório Eleitoral de Tupã estará funcionando de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas, até o último dia de prazo.

Irregulares
Vale lembrar que os eleitores que não votaram nos três últimos turnos eleitorais, deverão regularizar sua situação eleitoral. Para não ter o título de eleitor cancelado, é preciso retirar uma guia no Cartório Eleitoral e realizar o pagamento até o dia 6 de maio. Ao retirar a guia para pagamento, o eleitor já pode realizar a biometria no local. O valor para pagamento da guia depende da quantidade de turnos eleitorais perdidos, e varia de R$ 3,00 a R$ 3,51.

 

Cadastramento
A biometria deve ser realizada mediante agendamento, no site do TSE: www.tse.jus.br. Após o agendamento, o eleitor deve comparecer no dia e horário marcados para realizar o cadastramento biométrico, no Cartório da 143ª Zona Eleitoral, que abrange eleitores de Tupã e Arco-Íris, localizada na Rua Mandaguaris, 106.
Quem não tiver acesso à internet ou habilidade para fazer esse agendamento, pode procurar o próprio Cartório Eleitoral, que marcará dia e horário. Vale lembrar que a prioridade nos atendimentos será oferecida aos eleitores que realizaram o agendamento pelo site.
O procedimento do cadastro biométrico envolve coleta das digitais, fotografia e atualização dos dados pessoais. O objetivo é tornar mais seguro o processo de identificação de cada cidadão no momento do voto, já que as digitais de cada pessoa são únicas.

 

Documentos
Após o agendamento, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral no dia e horário informados, munido de documento original de identificação com foto, comprovante de endereço em nome do eleitor, como contas de água, luz, telefone, celular, bancárias etc., desde que contenham nome e endereço e sejam recentes (com menos de três meses) e título eleitoral, caso tenha.





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]