CotidianoTodasCartório Eleitoral está atendendo em novo horário

Redação Redação14 de março de 2019
https://i2.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2019/03/cartorio.jpg?fit=1200%2C675&ssl=1

O Cartório Eleitoral da 143ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Tupã e Arco-Íris, registrou exatamente 1.538 eleitores que não compareceram às urnas por três pleitos seguidos, sem justificativa. 

Segundo a Justiça Eleitoral, essa ausência pode provocar o cancelamento do título de eleitor e gerar uma penalidade, caso os convocados não realizem a regularização. 

Do total de registros no Cartório da 143ª Zona Eleitoral, 1.026 foram os faltosos, sendo 1.014 de Tupã e 12 de Arco-Íris. Já na 184ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Bastos, Iacri e Herculândia, 336 eleitores são de Bastos, 75 de Iacri e 101 de Herculândia. 

Para esses eleitores, ainda há uma chance de regularizar a situação. Além de pagar as multas, o eleitor terá de comparecer ao Cartório Eleitoral munido de documento oficial com foto, comprovante de residência e o título eleitoral, se o possuir. O prazo para fazer isso, porém, termina no próximo dia 6 de maio. 

O TSE (Tribunal Supe-rior Eleitoral) detalha que quem tiver o título cancelado poderá sofrer uma série de consequências, como não obter passaporte nem carteira de identidade, não receber salário de função ou emprego público e não poder participar de concorrência pública ou administrativa estatal. Além disso, ficará impossibilitado de obter empréstimos em instituições públicas, de se matricular em instituições de ensino e de ser nomeado em concurso público. 

Mas, pelo menos por enquanto, a procura para efetuar a regularização está muito baixa. “Na zona eleitoral de Tupã e Arco-Íris, a média de comparecimento por dia não passa de 10 pessoas. Já no Cartório Eleitoral de Bastos, Iacri e Herculândia, o comparecimento está baixíssimo. A maior parte das pessoas prefere deixar para a última hora”, opinou a responsável pelo cartório, Luciana Nonato Barreto. 

Novo horário 

Por causa do cadastramento biométrico, agora obrigatório, e da regularização dos eleitores faltosos, o Cartório Eleitoral passou a atender em um novo horário, passando a funcionar de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas. 

Qualquer pessoa pode conferir sua situação eleitoral, através do site do TRE-SP, www.tre-sp.jus.br, logo na tela inicial, em “Serviços ao eleitor”. Já a guia para a quitação de multas está disponível em www.tre-sp.jus. br/eleitor/tre-sp-quitacao-de-multas. 





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Loading...
Loading...

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]