SaúdeTodasCentro de Controle de Zoonoses ainda não definiu praza para iniciar castração de animais machos

Redação Redação13 de março de 2019
https://i1.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2019/03/castração.jpg?fit=1200%2C675&ssl=1

Quem ainda não conseguiu inscrever seus cães ou gatos (machos e fêmeas) para realizar cirurgias de castrações deverá esperar uma nova abertura de prazo a ser definida pela Prefeitura de Tupã.
As 600 vagas destinadas para cadelas e gatas já foram preenchidas e hoje seguem em lista de espera para efetivar as castrações. O trabalho será feito através de uma clínica especialmente contratada.
A Prefeitura de Tupã, através do Centro de Controle de Zoonoses, ainda não definiu data para iniciar a castração de cães e gatos, trabalho que será feito de forma direta. 

Vale ressaltar que no caso das fêmeas, o procedimento será feito em apenas um animal por residência, para que o maior número de animais possa ser atendido. Já para os machos, serão feitos quantos procedimentos forem necessários, após a abertura de um novo prazo para castrações. Além disso, associações protetoras, voluntários independentes e cuidadores de animais também poderão realizar cadastros, uma vez que fazem o trabalho de captura dos animais de rua.
 
Importância
A castração traz inúmeros benefícios aos animais. Nas cadelas não castradas, a incidência de câncer de mama é de 26%. Se castradas antes do primeiro cio, a incidência cai para 0,5%. Já nas gatas, a castração antes dos seis meses de vida previne 90% dos tumores de mama.
Cabe ressaltar que uma cadela com filhotes recém-nascidos precisa esperar de 30 a 40 dias para ser castrada. Para gatos, o procedimento exige mais rapidez, pois, enquanto as cadelas entram no cio a cada 6 meses, uma gata pode ficar prenha ainda durante o período de amamentação.
Vale lembrar que a cirurgia evita também a incidência de várias doenças, como tumores de próstata e de mama e também ajuda a moldar o comportamento em relação à agressividade, à demarcação de território e no controle populacional de animais.





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Veja também

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]