SaúdeTodasTupã já passa de 100 casos de dengue em 2019.

Jornal Diário Tupã Jornal Diário Tupã11 de março de 2019
https://i0.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2019/02/dengue1.jpg?fit=1200%2C675&ssl=1

O Instituto Adolpho Lutz confirmou no início do mês que a transmissão da dengue em Tupã é de vírus tipo “2”. Esse tipo de vírus foi isolado em 2002 na cidade, quando paralelamente havia o registro também do tipo 1. Naquele ano, a cidade teve em doze meses 169 casos da doença na região Leste.
Vale destacar que poucos cidadãos tupãenses tiveram dengue tipo “2” ao longo do tempo, sendo que em muitas epidemias acontecidas em Tupã, principalmente após 2012, os casos eram de dengue tipos 1, 3 e 4. Com isso, a possibilidade de dengue hemorrágica passa a ser muito grande.

Evolução

De acordo com os dados, no dia 5 de fevereiro eram 18 casos confirmados da doença. Já com os casos confirmados no final de semana, a cidade contabiliza pelo menos 100 casos.
Todas as regiões estão com casos da doença e o histórico das transmissões da cidade preocupa, pois nos meses de março e abril é onde os casos explodem.
As chuvas registradas nos últimos dias devem provocar uma eclosão de larvas em recipientes. Isso fará aumentar ainda mais a infestação do mosquito “Aedes aegypti”.

Mosquito palha

Também é preocupante a proliferação do mosquito palha na cidade, transmissor da leishmaniose. Poucas pessoas parecem preocupadas com isso.
É bom lembrar que um caso de leishmaniose visceral em humano foi confirmado na semana passada. Trata-se de um mototaxista morador no Jardim Aritana, que está internado em tratamento. Outros dois suspeitos aguardam confirmação do Hemocentro de Marília.





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Loading...
Loading...

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]