NotíciasSaúdeTodasCastração

Mariane Mariane5 de fevereiro de 2019
https://i1.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2017/04/zoo.jpg?fit=668%2C535&ssl=1

Prefeitura inicia inscrições para castração de fêmeas de cães e gatos. 

Começaram nesta segunda-feira (4), as inscrições para castração gratuita das fêmeas de cães e gatos. O programa de conta com 600 procedimentos disponíveis para serem realizados

De acordo com o responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Robison Luís Pereira, para o cadastro, o responsável pelo animal deve comparecer na secretaria munido de documento com foto e comprovante de residência e, no ato, preencher um formulário com informações sobre o pet.

“É importante ressaltar que o cadastramento é feito exclusivamente na secretaria, onde o morador receberá uma guia com o agendamento da data da castração”, explicou. Com a data agendada, o responsável será encarregado de levar o pet à clínica onde o procedimento será feito.

No primeiro dia de inscrições, mais de 50 pessoas já fizeram o cadastro. “Temos a cota de 100 castrações por mês. Portanto, os moradores podem realizar sua inscrição até que todas as vagas sejam preenchidas”, afirmou Robison.

Animais Machos

A Prefeitura também oferece de forma gratuita o serviço de castração de cães e gatos machos. No entanto, o procedimento, que é realizado no Centro de Zoonoses, ainda não teve início.  “Estamos reestruturando este serviço com profissionais capacitados, e em breve divulgaremos a data de início”, disse o responsável pelo CCZ.

 

Importância da castração

A castração é um procedimento que dura em média 20 a 40 minutos. Consiste na retirada dos testículos dos machos e dos ovários e do útero das fêmeas. A cirurgia é segura e favorece a rápida recuperação do animal, sendo executada com anestesia geral, o que proporciona o mínimo de desconforto.

Os cães e os gatos podem ser castrados a partir dos seus 4 meses de idade, sem que isto interfira no seu desenvolvimento normal. Também não há limite de idade para que a cirurgia seja feita.

Além do controle populacional, a castração evita a incidências de várias doenças, como tumores de próstata e de mama e também ajuda a moldar o comportamento em relação à agressividade e à demarcação de território.

Vale lembrar que uma cadela com filhotes recém-nascidos precisa esperar de 30 a 40 dias para ser castrada. Para gatos, o procedimento exige mais rapidez, pois, enquanto as cadelas entram no cio a cada 6 meses, uma gata pode ficar prenha ainda durante o período de amamentação.

Serviço

 

Mais informações sobre as castrações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, pelo (14) 3404-2200 ou na Rua Paiaquás, 370.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso. https://portal.maistupa.com/termos-de-uso-comentarios-facebook/


Comentários

Veja também

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]