NotíciasSaúdeTodasRoséola

Mariane Mariane28 de janeiro de 2019
https://i1.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2019/01/roseola.jpg?fit=668%2C535&ssl=1

Secretaria descarta surto, mas orienta sobre cuidados com roséola. Doença pode acometer bebês entre 6 meses e 2 anos.

 

A roséola, conhecida como exantema súbito é uma doença viral infecciosa causada na grande maioria das vezes pelo vírus herpes do tipo 6. A virose é comum em períodos mais quentes e costuma acometer bebês entre 6 meses e 2 anos. 

De acordo com a enfermeira do setor de vigilância epidemiologia,  os sintomas incluem vários dias de febre alta, seguida por irritação e aparecimento de manchas cor-de-rosa na pele. Embora cause sintomas incômodos, a roséola costuma ter evolução benigna, sem complicações e cura-se sozinha.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde não foi notificada sobre casos recentes da doença. Sempre que vários casos da mesma doença começam a surgir no município, as unidades de saúde informam à Secretaria, para que medidas sejam tomadas. No entanto, até o momento não recebemos nenhuma notificação”, disse. “Circulou em redes sociais que haveria um possível surto na cidade, o que preocupou muitas pessoas. No entanto, nós descartamos esta informação.

 

Contágio

Espirros, tosse, beijos e contato com brinquedos, que vão à boca e são compartilhados com outras crianças, são fontes potenciais de contaminação da roséola.

O contágio geralmente ocorre em bebês que frequentam os mesmos ambientes como creches ou por contato com um portador, mesmo que não esteja com os sintomas da doença. Conter a transmissão em escolas e creches é mais difícil já que muitos objetos são compartilhados e crianças pequenas levam tudo à boca.

Por ser uma virose, as indicações para prevenção é adotar bons hábitos de higiene, como higienização das mãos, de utensílios de uso pessoal e brinquedos com álcool gel ou água e sabão e evitar contato do bebê com pessoas que sabidamente estejam com a doença.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso. https://portal.maistupa.com/termos-de-uso-comentarios-facebook/


Comentários

Veja também

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]