CotidianoNotíciasTodasCrítica

Mariane Mariane7 de dezembro de 2018

Sincomércio critica prefeitura por falta de ornamentação na avenida. Segundo o presidente Milton Zamora “Para fazer outras festas e realizar shows, a prefeitura teve dinheiro. Mas para o comércio, que gerou R$ 25 milhões de ICMS não terá nada”

A partir de hoje, sexta-feira, dia 7, será iniciado o período de atendimento noturno das lojas no comércio de Tupã. Os tupãenses, acostumados em realizar suas compras no comércio em meio aos enfeites natalinos instalados na Avenida Tamoios, já irão perceber uma grande diferença neste ano, sem a iluminação tradicional da época.
Sob a alegação de estar sem dinheiro, a Prefeitura de Tupã decidiu não realizar a decoração natalina na Avenida Tamoios neste ano. Será a primeira vez na história da cidade que as ruas do comércio ficarão sem nenhum tipo de enfeite. A prefeitura sempre instalou a ornamentação, mesmo que da forma mais simples, em tempos de crise.
O presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Tupã), Milton Zamora, reprovou a atitude da prefeitura. “Este ano, o comércio ficará sem enfeite. Nem sequer fomos procurados para trocar uma ideia sobre o assunto”, afirmou. “Quando ficamos sabendo que a prefeitura não ia fazer nada, já não tínhamos tempo para nos organizar com os empresários. No ano que vem, vamos ter que lutar por conta própria”, acrescentou.
Zamora disse que, no início do ano, representantes da prefeitura foram à cidade de Santa Fé do Sul para conhecer os projetos realizados no comércio daquela cidade. “Falaram que os enfeites seriam bonitos, ficaram de nos ceder e até agora não se pronunciaram. Não vão fazer nada. É uma pena para Tupã, que é uma estância turística”, ressaltou.
O presidente do sindicato patronal destacou, porém, a disponibilidade que a prefeitura teve para investir dinheiro em outras festividades realizadas no município. “Para fazer outras festas e realizar shows, a prefeitura teve dinheiro. Mas para o comércio, que gerou R$ 25 milhões de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) não terá nada”, salientou.
Segundo Zamora, algo parecido com o que foi feito na Praça do Estádio poderia ser realizado em parte da Avenida Tamoios, para se manter a tradição da decoração natalina. “Ficaram de colocar brinquedos na Avenida Tamoios, mas não sabemos se isso irá acontecer ou como vai acontecer.  O que fizeram na Praça do Estádio ficou simpático, mas não puderam colocar um enfeite ou alguma luz na avenida, para o comércio”, acentuou.
Vale lembrar que, segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o setor do comércio gerou 1.540 empregos formais em Tupã, e o setor de serviços 1.874 vagas, entre os meses de janeiro a outubro deste ano.
Não se sabe ainda a reação da população diante dessa situação, que é totalmente nova, uma vez que a Tamoios sempre contou com uma ornamentação própria para o Natal, das mais diversas formas. Isso poderá ser medido na noite de hoje, na abertura do período natalino.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso. https://portal.maistupa.com/termos-de-uso-comentarios-facebook/


Comentários

Veja também

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]