CotidianoTodasHomenagem

Mariane Mariane20 de setembro de 2018
https://i1.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2017/04/solar.jpg?fit=668%2C535&ssl=1
Nesta sexta-feira às 09:00 horas haverá homenagem póstuma ao Fundador de Tupã Luiz de Souza Leão. Solenidade acontecerá no no Solar anexo ao Museu Índia Vanuire. 
Nesta sexta-feira, dia 21, será realizada uma homenagem póstuma a Luiz de Souza Leão, fundador de Tupã, em memória aos 38 anos da sua morte e em homenagem aos seus feitos pela cidade. 
A solenidade será realizada no Solar “Luiz de Souza Leão”, a partir das 9 horas, e contará com a presença de alunos da Escola Estadual “Luiz de Souza Leão” e autoridades locais.
O objetivo é prestar uma homenagem póstuma e apresentar um pouco da história do fundador de Tupã e, consequentemente, da história de Tupã. O evento é realizado anualmente pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, no espaço do Solar “Luiz de Souza Leão”, no dia 21 de setembro, dia da morte do fundador da cidade.
Será realizado o plantio de uma árvore no local, uma vez que dia 21 de setembro é também o Dia da Árvore, e o fundador da cidade era um amante da flora, como pode ser notado em seu Solar.
O secretário Municipal de Cultura, interino, Lucas Godoy, destacou a importância do fundador, a preocupação dele com o museu e com a memória da cidade, além do amor pela natureza. “O fundador da nossa cidade nasceu em 16 de março de 1901 e faleceu em 21 de setembro de 1980, realizou vários feitos em prol da memória, da história e da natureza, como pode ser visto no solar, museus e memórias que ele ajudou a preservar na cidade”.
O vice-prefeito Caio Aoqui comentou a importância de valorizar as memórias do município e destacou alguns fatos sobre o fundador. “Luiz de Souza Leão foi importantíssimo para a cidade, seus feitos ajudaram a preservar a história e a preservar a memória. O amor pela natureza é algo fascinante que ele apresenta em seu solar. O fato dele ter morrido no dia da entrega do Museu Histórico e Pedagógico ‘Índia Vanuíre’ faz com que se imagine que realmente ele perseverou para realizar seu sonho em prol da cidade”, destacou Caio.
O prefeito Ricardo Raymundo destacou a importância das pessoas valorizarem a natureza, a história e a memória. Ele concluiu convidando a população para visitar o Solar “Luiz de Souza Leão” e o Museu Histórico e Pedagógico “Índia Vanuíre”. “O fundador da cidade se importou com o Museu Histórico e Pedagógico ‘Índia Vanuíre’, com a memória da cidade e com a natureza. Que nós sigamos o exemplo dele, buscando sempre um futuro melhor, sem esquecer as origens e as memórias. Convido a população para visitar o Museu Histórico e Pedagógico ‘Índia Vanuíre’ e o Solar ‘Luiz de Souza Leão’”, destacou Ricardo.  
História
O Solar “Luiz de Souza Leão”, localizado na quadra entre as ruas Caingangs, Coroados, Guaianazes e Guaranis, foi a residência do fundador da cidade. Construída em 1935, teve parte de seu terreno doado para a construção do atual prédio do Museu Histórico e Pedagógico “Índia Vauíre”, que foi entregue na manhã do dia 21 de setembro de 1980.
Em 18 de julho de 1972, foi publicado no Diário Oficial o tombamento do prédio, que desde 1964 havia sido solicitado por Luiz de Souza Leão. Com a morte dele, o solar seria doado à prefeitura, tombado e sediaria o Museu “Índia Vanuíre”. 
Um dos sonhos do fundador da cidade era a entrega do Museu Histórico e Pedagógico “Índia Vanuíre” em vida. Outro sonho do fundador era que seu corpo fosse enterrado no quintal de sua casa, e esse desejo foi realizado.
Um fato curioso é que o museu foi inaugurado na manhã do dia 21 de setembro de 1980 e, no mesmo dia, durante a tarde, foi dada a notícia do falecimento do fundador da cidade, com 79 anos de idade. Além disso, é importante lembrar que ele morou no solar até seu falecimento.
Fonte: Jornal Diário 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso. https://portal.maistupa.com/termos-de-uso-comentarios-facebook/


Comentários

Veja também

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]