CotidianoNotíciasTodasBolsa Universidade

Redação Redação9 de agosto de 2018
https://i2.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2016/04/bolsa.jpg?fit=668%2C535&ssl=1

Abertas as inscrições para candidatos interessados na Bolsa Universidade.

Estão abertas as inscrições para candidatos interessados na Bolsa Universidade, oferecida pelo programa Escola da Família. Os candidatos às bolsas de estudos poderão se inscrever até o dia 13 de agosto, próxima segunda-feira, no site: http://escoladafamilia. fde.sp.gov.br/default.asp. 
Na próxima quarta-feira, dia 15, é o prazo final para entrega da documentação pelos candidatos na Diretoria de Ensino.
Até o dia 17, sexta-feira da semana que vem, será o prazo para aprovação no site das fichas de inscrição dos novos candidatos pela Diretoria de Ensino e pelas instituições de ensino superior credenciadas.
No dia 20 de agosto haverá o  processamento da classificação e divulgação dos resultados pela  Diretoria de Ensino e candidatos. Entre os dias 20 a 30 de agosto, os bolsistas classificados serão encaminhados para  início das atividades nas escolas no dia 1º de setembro.
No dia 31 de agosto, haverá reunião na Diretoria de Ensino e entrega do protocolo de encaminhamento do bolsista.
No dia 1º de setembro, será a apresentação e início das atividades nas escolas dos novos bolsistas.
Vale lembrar que os candidatos às bolsas de estudo devem ter conhecimento prévio do regulamento da Bolsa do Programa, disponível no site:http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/default.asp.
Cabe ressaltar que os candidatos já inscritos que se encontram no “status” Lista de Espera, não necessitam inscrever-se novamente.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3404-3128, ou pelo site do programa – http://escoladafamilia .fde.sp.gov.br/default.asp.

Aniversário

Em comemoração ao “XV Aniversário Sustentável do Programa Escola da Família”, a Coordenação Regional organizou para os dias 11 e 26 de agosto, atividades culturais e sociais, com todos os participantes do Programa Escola da Família das escolas de Tupã. As sete comunidades, educadores universitários, voluntários e parceiros, participarão de palestra motivacional, workshop sustentável, atividades físicas e ação social.
Neste dia 11 de agosto, sábado, no salão de reuniões da Diretoria de Ensino de Tupã, das 8 às 12 horas, haverá palestra motivacional ministrada pelo professor doutor Marcos Leite, diretor geral do IFSP (Instituto Federal São Paulo) – Câmpus Avançado de Tupã. Os participantes receberão certificados. Em seguida, haverá apresentação de fanfarra/percussão, em parceria com o Projeto Adolescente Consciente. No horário das 13 às 15 horas, haverá workshop “Oficinas Sustentáveis” e Mostra de Talentos. 
No dia 26 de agosto, um domingo, com saída do PIT (Posto de Atendimento ao Turista), acontecerá a  “6ª Caminhada Regional de Bem com a Vida”, organizada pela Unimed de Tupã. O evento acontecerá das 9 às 12 horas. Será arrecadado  um litro de leite de cada participante para doação ao Lar Santo Antônio de Tupã.
Das 13 às 15 horas, no Cervida (Centro de Estudos e Recuperação para a Vida), haverá ação social e cidadania e o workshop Oficinas Sustentáveis.

Programa
O Programa Escola da Família foi instituído no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo e Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Ele proporciona a abertura das escolas da rede estadual de ensino  aos finais de semana, no período das 9 às 17 horas, com o objetivo de cultivar a cultura de paz, despertar potencialidades, ampliar horizontes, incluir, estimular o protagonismo juvenil, valorizar o trabalho voluntário e proporcionar formação acadêmica.
Em Tupã, sete escolas participam do programa:  “Professor Anísio Carneiro”, “Irene Resina Migliorucci”, “Índia Vanuíre”, “Joaquim Abarca”, “Luís de Souza Leão”, “Maestro Nelson de Castro” e “Sebastião Teixeira Pinto”. 
As escolas organizam as atividades, oficinas e projetos centrados nos quatro eixos: esporte, trabalho, cultura e saúde, e que atendem às expectativas do público participante visando a inclusão, a participação ativa da comunidade escolar e extraescolar, maior participação de pais e alunos na construção de uma cultura de prevenção, de espectadores críticos conscientes e na construção de uma escola mais solidária. O programa visa no protagonismo juvenil ações que dão vazão à criatividade e à expressão artística, no uso de expedientes da linguagem visual, dramatizada, plástica e tantas outras que compõem a leitura da arte no mundo.
O programa oferece espaço de integração escolar/familiar/comunitário, que reúne profissionais da educação, voluntários, universitários, pais e comunidade. Oferece ainda às comunidades  atividades que possam contribuir para a inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade cultural e política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor. Pais e filhos, juntos, comunidade e escola integradas: melhores resultados de aprendizagem; conservação do patrimônio público; sentimento de companheirismo; participação e cooperação de toda a comunidade nas ações das escolas.
Milhares de universitários de todo o Estado de São Paulo dedicam hoje seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País, realizado em convênio com instituições particulares de ensino superior – o Programa Bolsa Universidade.

Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado e o restante financiado pela própria faculdade.
Os universitários contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local e, quando formados, acrescentarão ao currículo uma preciosa experiência, enriquecida por valores como a responsabilidade social e participação comunitária.





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Veja também

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]