CotidianoTodasInterditado

Redação Redação19 de julho de 2018
https://i2.wp.com/portal.maistupa.com/wp-content/uploads/2018/04/rachaduras.jpg?fit=668%2C535&ssl=1

A Secretaria Municipal de Saúde suspende o atendimento na UBS localizada na Praça dos 500 Anos devido a risco de desabamento do prédio. Novo prédio já foi locado. 

A Secretaria Municipal de Saúde suspendeu o atendimento na Unidade Básica de Saúde “Dr. Francisco Spadaro Júnior”, mais conhecida como Posto de Saúde da Vila Abarca, localizada na Praça dos 500 Anos.

De acordo com a enfermeira responsável pela Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, após analisar tecnicamente as condições do prédio, a prefeitura decidiu nesta semana suspender a partir de ontem os atendimentos no local, devido às condições precárias do imóvel, que há vários anos enfrenta problemas em sua estrutura.

Ela garantiu que apesar da interdição do prédio o atendimento à população não será prejudicado. “A Secretaria Municipal de Saúde decidiu paralisar as atividades da UBS da Vila Abarca por motivo de cautela e segurança devido às condições do prédio. Apesar a população não prejuízos no atendimento. A Secretaria de Saúde já locou um imóvel localizado nas próprias imediações, na rua Tupinambás, 10-A , para que os usuários não precisem se deslocar muito para serem atendidos”.

Simone explicou também que o imóvel já está sendo readequado para receber os atendimentos da unidade e que durante o período de adequações os atendimentos serão transferidos temporariamente para outras unidades da rede.

            “A prefeitura teve a preocupação de locar um imóvel próximo ao local da unidade para que a população não tenha dificuldades para ser atendida no novo local. O prédio já está sendo readequado para poder comportar os atendimentos prestados na UBS da Vila Abarca e durante essa fase de adequação reestruturamos e remanejamos todos os atendimentos oferecidos pela unidade”, explicou.

            Segundo a enfermeira a demanda dos atendimentos será temporariamente absorvida por outras quatro unidades, a UBS “Dr. Edmundo Vieira Prado”, na Vila Formosa; Centro de Saúde I “Dr. Walter Pimentel”, localizado atrás do INSS e a USF “Aracy de Marchi – Nego Enfermeiro”, localizada no Jardim Rubiácea (defronte à garagem da empresa Guerino Seiscento) e o Centro Odontológico Municipal (COM), localizado na avenida Tapuias, defronte à escola estadual “Helena Pavanelli”.

“Os atendimentos da UBS da Vila Abarca serão remanejados temporariamente nessas três unidades até que o imóvel esteja pronto para atender a população. A preocupação do prefeito Ricardo Raymundo e do secretário de Saúde, Laércio Garcia, é garantir que todos os atendimentos continuem sendo realizados e que nenhum usuário seja prejudicado”, garantiu.

Locais de atendimento

A enfermeira responsável pela Atenção Básica informou que os procedimentos e atendimentos de assistência de enfermagem, como troca de curativos, inalação, aferição de pressão, glicemia, além dos pacientes que realizam, controle mensal na unidade, recebendo acompanhamento da equipe serão atendidos na UBS da Vila Formosa.

Na unidade da Vila Formosa também serão realizados atendimentos de troca de cartela de leite das crianças que fazem acompanhamento, além das consultas com a pediatra que continuarão sendo realizadas às segundas e quartas, no mesmo horário.

“O atendimento das pessoas que procuram a unidade no horário da manhã para agendamento da consulta também devem procurar a unidade da Vila Formosa. Para atender essa demanda que virá da UBS da Vila Abarca, nós estruturamos um atendimento específico e direcionado para evitar também prejuízo ao atendimento aos usuários da Vila Formosa. O usuário será identificado como paciente da unidade Abarca e será encaminhado para um setor específico para que possa ter atendimento garantido dentro do número de consultas disponíveis”, explicou.

Já os usuários que necessitam buscar encaminhamento ou retirar resultado de exames laboratoriais, retirar insumos (pacientes que fazem uso de insulina e precisam retirar seringas e fitinhas de teste) serão atendidos no Centro de Saúde I.

Para o CSI também serão remanejados os atendimentos relacionados aos processos de medicamentos de alto custo, consulta com ginecologista, teste rápido de gravidez, coleta de papanicolau e teste do pezinho. A sala de vacinação para os usuários da UBS Vila Abarca também será no Centro de Saúde, mas a população poderá ser vacinada normalmente em qualquer outra unidade.

Ainda segundo Simone, a entrega de leite do programa Viva Leite, que é realizada às terças e sextas-feiras (atendendo a uma média 40 crianças), será realizada na unidade de Saúde do Jardim Rubiácea.

Já os atendimentos odontológicos, incluindo tratamento de urgência e agendado, serão transferidos para a US Vila Formosa e para o Centro Odontológico Municipal (COM).

Simone destacou ainda que a Secretaria de Saúde está realizando um intenso trabalho de divulgação e orientação aos usuários da UBS Vila Abarca para que evitar qualquer tipo de transtornos ou dificuldade nos atendimentos.

“A equipe da unidade está entrando em contato com os usuários que tinham atendimento agendado para informar sobre a mudança e os novos locais de atendimento. Além disso, afixamos no prédio onde a unidade funcionava um quadro de avisos informando todas as alterações e vamos manter nos próximos dias um funcionário para orientar adequadamente os usuários comparecerem no local”.

Ela também pediu a compreensão dos usuários e reafirmou que o remanejamento será temporário até que o novo prédio esteja em condições de atender a população. “Nossa prioridade é não deixar a população sem atendimento. Estamos trabalhando para que os usuários não tenham transtornos durante essa fase de transição que deve durar algumas semanas. Assim que o novo prédio estiver concluído o atendimento será normalizado e com mais qualidade do vinha sendo prestado devido à precariedade do prédio onde a unidade estava instalada”, concluiu.

Os moradores que tiverem dúvidas sobre as mudanças poderão ainda entrar em contato com a Secretaria de Saúde, através do telefone 3404-2206 para esclarecimentos necessários.

REESTRUTURAÇÃO  TEMPORÁRIA DOS

ATENDIMENTOS DA UBS DA VILA ABARCA

UNIDADE ENDEREÇO ATENDIMENTOS
Centro de Saúde Drº Walter Pimentel (CSI) Rua Tupinambaranas, 2110 (fundos do INSS) •Vacinação (como também nas unidades mais próximas da residência do usuário)

•Teste do pezinho

•Coleta de papanicolau

•Entrega de insumos para os pacientes que fazem uso de insulina

•Processos de Alto Custo.

•Teste Rápido de Gravidez

•Abertura de Pré-Natal

•Atendimentos com médicos ginecologistas / obstetras (Drª Rosângela e Drº Leonardo)

•Entrega de encaminhamentos e resultados de exames

PAS Drº Edmundo Vieira Prado (UBS da Vila Formosa) Avenida Tancredo Neves,  S/N,  Vila Formosa • Curativo

• Retirada de Pontos

• Inalação

• Aferições de pressão arterial e glicemia

• Atendimento com médico clínico geral (Drº José Eduardo Águas) e pediatra (Drª Andréa Nakata) – (consultas agendas ou do dia)

• Atendimento de enfermagem para os pacientes dos Programas de Hipertensão e Diabetes

• Atendimento de enfermagem em puericultura (crianças)

• Troca de cartela de leite

• Atendimento Odontológico.

Unidade Saúde da Família Aracy de Marchi – Nego enfermeiro (Rubiácea) Rua Adolfo Dantas, 185 (defronte à garagem do Guerino Seiscentos) • Entrega de leite para as crianças beneficiadas pelo Projeto Viva Leite
Centro Odontológico Municipal (COM) Avenida Tapuias, 878 • Atendimentos Odontológicos

Fonte: Assessoria 





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Veja também

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]