Agricultura e Meio Ambiente alerta sobre proibição de queimadas. Estiagem aumenta incidência deste tipo de desmatamento.

Durante o período de estiagem, o número de desmatamentos provocados por queimadas aumenta gradativamente. Por isso, a prefeitura reforça o alerta sobre a proibição de queimadas e incêndios de vegetações.

Conforme o Decreto n° 6.821 de 22 de dezembro de 2011 (que regulamenta a Lei n°3.877 de 30 de Junho de 2000) é proibida a queimada de mato, lixo, entulho e demais detritos em terrenos baldios, o proprietário que deixar seu terreno propício à queimada está sujeito à multa equivalente a 5 UFMs, que equivale a R$ 382,85. Uma vez localizada, a pessoa que ateou fogo também será multada.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Luiz Pereira, o tempo seco, a falta de chuva e a baixa umidade do ar, aumentam a quantidade de material combustível, como folhas e galhos secos.

“É importante manter sempre os terrenos roçados e limpos. A prefeitura oferece serviço de fiscalização de terrenos e também conta com espaços próprios para a destinação dos resíduos de poda de árvores, entulhos e pneus inservíveis”, reforçou.

Ainda segundo o secretário é importante criar aceiros nos terrenos, com limpeza da vegetação, num espaço de 1,5 metro ao redor, para evitar que incêndios vizinhos consigam se propagar. Também é importante recolher folhas secas em sacos de lixo e não jogar bitucas de cigarro em locais onde há vegetação.

A prefeitura oferece ainda, uma área para a destinação dos resíduos de poda de árvores, o aterro do bairro Dom Quixote, além de área para a destinação de entulho e ainda recebe pneus inservíveis. Por isso, não é necessário que estes tipos de materiais sejam queimados.

 

 

 

Como denunciar

 

A denúncia de queimadas pode ser efetuada por todo e qualquer cidadão, pessoalmente ou via telefone, à Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, indicado o local e, quando possível, o proprietário do terreno.  

A pasta fica na Rua Francisco Budaibes, 101 e o telefone para contato é (14) 3496-3346. Também é possível realizar denúncias através do 0800-773-1600 e na Polícia Ambiental, que fica na Rua Goitacazes, 1167. O telefone é (14) 3496-5884. Vale lembrar que o Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo 193.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso. https://portal.maistupa.com/termos-de-uso-comentarios-facebook/


Comentários

Veja também

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]