CulturaNotíciasSem categoriaTodasMuseu Folia

Mais Tupã Mais Tupã31 de janeiro de 2018

Museu Índia Vanuíre realizará tradicional “Museu Folia” nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro. 

O carnaval tornou-se uma das maiores festas do mundo e de Tupã. Os atuais 65.540 habitantes fazem da celebração  uma das maiores e melhores festas do interior paulista. Um dos motivos desse talento carnavalesco vem dos dons musicais dos pioneiros que passaram o amor à música de geração em geração. 
O museu acredita que, a partir da data, o projeto “Museu Folia” pode desenvolver ações que despertam lembranças, emoções e reflexões sobre questões de diversidade cultural, cultura local e herança africana ao  transmitir, construir e, principalmente, reconstruir o conhecimento.

Espetáculo de Danças Carnavalescas
Data: 07/02/2018, às 19h30 min
Integrantes do Bloco Abanaê apresentarão um espetáculo de dança com influência do carnaval paulista e de blocos afro da Bahia, como Olodum, valorizando as raízes da festa tupãense e promovendo a diversidade. Participarão desse espetáculo músicos com bateria e percussão, ala de passistas, rainha LGBT e membros da corte carnavalesca de Tupã.
 
Museu Folia na Rua
Data: 07/02/2018, das 20 às 22h30 min
Entendendo-se que a música é uma manifestação cultural de expressão, será realizado o Museu Folia na Rua, que consiste em uma noite de folia ao som de marchinhas que marcaram a festa em Tupã,  executadas pela Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”.

Contação de Histórias de Carnaval e Oficina de Máscaras
Data: 08/02/2018, das 9 às 11 horas
Toda história, por mais simples que pareça, transmite algo a mais no desenvolvimento da criança, de uma forma criativa e reflexiva. Com o objetivo de promover a reflexão e o conhecimento de uma forma dinâmica, será realizada a oficina Contação de Histórias. Com a confecção de bonecos de fantoche, serão apresentadas para as crianças várias narrativas, fábulas e lendas sobre a cultura negra.

Oficina de Samba no Pé
Data: 09/02/2018, das 9 às 11 horas
Marisa Silva, coreógrafa e dançarina, irá desenvolver com o público uma oficina de samba no pé. Será trabalhada a coordenação motora e a memória de curta e longa duração em variados ritmos (lento, moderado e acelerado) do gênero de samba.
 
Baile da Inclusão
Data: 09/02/2018, das 13 às 16h30 min
Com o intuito de proporcionar a interação entre os grupos dos projetos inclusivos “O Olhar é o Sentir pelas Mãos” (público cego), “Aguçando as Memórias” (público idoso) e “Museu e Cidadania” (público com deficiência), será abordada a temática carnaval, explorando elementos dessa manifestação cultural. Será realizado um baile com marchinhas e músicas. Para animar a festa, a corte carnavalesca da cidade estará presente.

 

 Fonte: Jornal Diário.





Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso.


Comentários

Veja também

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]