CulturaNotíciasTodasHomenagem

Mais Tupã Mais Tupã20 de setembro de 2017

Homenagem aos 37 anos de falecimento de Souza Leão será nesta quinta (21). Cerimônia acontece anualmente no Solar Luiz de Souza Leão.

 

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, reúne nesta quinta-feira (21) autoridades, funcionários, alunos e familiares de Luiz de Souza Leão, para homenagem póstuma aos 37 anos desde o falecimento do fundador do município de Tupã.

A cerimônia será realizada no Solar Luiz de Souza Leão, a partir das 9 da manhã, sendo aberto a todo o público.

No mesmo dia é comemorado também o Dia da Árvore. Por isso, uma muda de árvore será plantada no local. “Souza Leão era um apreciador das árvores e no jardim do Solar, que foi sua residência, existem diversas espécies nativas”, conta o secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez,

A casa de Luiz de Souza Leão, tornou-se Patrimônio Histórico Cultural Estadual pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico, que tem a função de proteger, valorizar e divulgar o patrimônio cultural no Estado de São Paulo.

 O casarão tem estilo colonial em meio à natureza e abriga obras de arte e relíquias, além de diversas peças características do período histórico do município, encantando a todos que o visitam pela sua suntuosidade e bom gosto para a época.

Luiz de Souza Leão

Luiz de Souza Leão era descendente de uma família proprietária de terras em Pernambuco. Estabeleceu-se em Cafelândia como grande agricultor e pecuarista e, em 1929, juntamente com João do Val e Eurípedes Soares da Rocha, fundou o núcleo de Tupã, que foi elevado a município em 1938.

Em 1935, Souza Leão mandou construir sua residência em terreno remanescente do loteamento original da cidade, sendo doada à prefeitura em 1964, sob a condição de após a sua morte, nele ser instalado o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre.

A propriedade, com área aproximada de 2.200 m², compreende a antiga residência com 14 cômodos, além dos destinados a serviços em alvenaria de tijolos e densa arborização.

Luiz morreu em 21 de setembro de 1980, aos 79 anos e foi sepultado no jardim do próprio Solar, onde hoje se encontra o mausoléu. 

 

Fonte: Assessoria

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso. https://portal.maistupa.com/termos-de-uso-comentarios-facebook/


Comentários

Veja também

Contato (14) 3722 8957 Endereço Rua Cherentes, 250 - 11° andar - sala 113. Tupã-SP Cep 17.600-090 e-mail: [email protected]